O Ser Humano Integral e o seu Tratamento
- Diogo Pykosz de Oliveira
- 13 de mar. de 2024
- 4 min de leitura
Somos seres multifrequenciais: pensamos, sentimos e agimos, e também possuímos uma expressão espiritual. Mas como tudo isso interage? Quais as consequências quando essa interação não está em harmonia? Como funciona o Ser Humano integral e o seu tratamento?

Vamos começar respondendo a segunda pergunta. Quando nosso ser, o que somos, não está em equilíbrio, nossa vida não flui harmonicamente. Podemos apresentar desde sintomas mais brandos como pensamentos indesejados e insistentes; sentimentos de medo, tristeza, raiva e culpa; estados de insônia, cansaço crônico, desanimo e impotência; e até expressões mais agudas como pânico, depressão, síndromes e doenças.
Origem dos pensamentos e sentimentos
A física quântica comprovou que tudo no universo é energia e sua manifestação acontece em diferentes frequências vibracionais. Tudo o que vibra abaixo da velocidade da luz é chamado de matéria, o que vibra acima chamamos de energia sutil. Pensamos e sentimos, mas não conseguimos pegar nossos pensamentos e sentimentos porque não são físicos. Existem sim, manifestações físicas em nosso corpo físico quando isso acontece, como sinapses e liberações hormonais, mas o que a abordagem quântica diz é que a origem dos pensamentos e sentimentos não está no corpo físico, as reações físicas são apenas a expressão na matéria física destas manifestações de origem mais sutil.
Seguindo neste entendimento, para cada frequência à qual nos manifestamos temos um corpo para nos expressarmos. Todos os corpos se sobrepõem e se relacionam de forma dinâmica. Pensamentos provindos do Corpo Mental afetam as emoções no Corpo Emocional, que por consequência causam alterações energéticas no Corpo Etérico e por último se expressam no Corpo Físico, o caminho inverso também acontece. Cada corpo funciona em uma frequência diferente e mais elevada, faz-se necessário um ‘transformador’, que altere a frequência da energia para esta possa transitar entre os corpos, esta função está a cargo dos Chakras.
Alterações Corporais e de Comportamento
Quando passamos por situações de ‘pressão’, sejam elas externas ou mesmo internas, o corpo gera padrões de respostas que irão afetar todo o Ser, desde respostas fisiológicas como alterações de tônus muscular, respiração, sistema nervoso, hormônios e pulsação até respostas emocionais e racionais. Quando a “pressão” passa, o organismo tende a retornar ao seu estado de equilíbrio, a homeostase.
Porém quando a ‘pressão’ tem uma intensidade muito forte ou acontece de forma recorrente, o organismo mantem as respostas corporais, mesmo quando a ameaça finda, gerando assim uma alteração contínua na estrutura corporal e por consequência no seu funcionamento.
Impressões sofridas pela pessoa em sua realidade física vão levar a respostas emocionais e a pensamentos, que retornam ao físico, causando alterações corporais através de impulsos elétricos, secreções hormonais e respostas musculares. Pensamentos nocivos agregados de emoções geram crenças, as crenças irão determinar o comportamento, a atividade genética e, como resultado, o progresso da vida.
A cura
As terapias sobre o corpo físico, por muitas vezes não são suficientes para proporcionar curas efetivas, pois levam a um tratamento meramente sintomático. Essa realidade vai servir para qualquer abordagem que trate apenas parte do Ser. A verdadeira cura só ocorrerá quando eliminada a causa primária da desarmonia.
As terapias que abordam o Ser como um todo e atuam na restauração dos fluxos energéticos estão mais próximas da medicina curativa. Sistemas de cura muito antigos, como a Medicina Tradicional Chinesa, já se utilizam destes conhecimentos de energias sutis há muito tempo no tratamento de males e doenças, mas para nós, ocidentais, são conceitos relativamente novos.

As Terapias Holísticas percebem o Ser de forma integral e buscam identificar a origem das desarmonias e trata-las em sua raiz, possibilitando ao Ser o retorno ao seu estado de equilíbrio e consequentemente de saúde. Esta abordagem atua nas energias sutis (emoções, pensamentos, energia vital, crenças, fluxo energético, espiritualidade, e outros) e de forma vibracional, por isso a dificuldade de mensuração e medição dos resultados. Também é chamada de Terapia Integrativa e Complementar nos sistemas de saúde, Integrativa pela visão total do Ser e Complementar por auxiliar nos tratamentos convencionais.
As Terapias Holísticas apresentam ótimos resultados por tratarem a origem da queixa, promoverem equilíbrio energético do Ser e utilizar de produtos naturais. O terapeuta se torna um facilitador no processo onde quem realiza a cura é o próprio indivíduo.

Se quiser saber mais ou agendar um atendimento pode entrar em contado pelo WhatsApp 41 98846-1091.

Para quem quiser conhecer mais a respeito deste assunto deixo aqui a sugestão de dois livros escrito por pesquisadores:
Medicina Vibracional – Richard Gerber. Livro escrito por um médico que compartilha mais de doze anos de estudos e pesquisas em métodos alternativos de diagnóstico e de cura. Indo buscar, muito além da medicina tradicional, entendimentos de como nossos pensamentos e emoções afetam nossa fisiologia e de que modo terapias tão simples, à base de ervas, água e essências florais, por exemplo, podem ser agentes de cura tão eficazes.
A Biologia da Crença – Bruce H. Lipton. Escrito por um renomado biólogo e cientista, apresenta surpreendentes descobertas científicas que demonstram que as células do corpo são influenciadas pelo nosso pensamento.
Comments